Crianças com sinais de atraso no desenvolvimento. E agora?
- Camila Bhering
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Se você tem filhos, provavelmente já deve ter escutado falar sobre o termo “Primeira Infância” e se perguntado sobre o porquê da importância dessa fase para o desenvolvimento humano.
Vamos falar mais sobre isso em outra oportunidade mas, ainda dentro desse tema, outro tem ganhado cada vez mais destaque nas pesquisas sobre desenvolvimento infantil e intervenções na infância, é a Intervenção Precoce.
No começo da semana fiz uma enquete no meu Instagram para saber se todos sabiam o que era Intervenção Precoce e mais de 30% dos participantes disseram que não sabiam.
Então, se você não sabe ou ainda tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe! Vou te contar um pouquinho mais sobre isso!
Os estudos das neurociências, desenvolvimento infantil e atrasos no desenvolvimento mostram que quanto antes as crianças tiverem acesso a intervenções adequadas, melhores serão os resultados para o seu desenvolvimento como um todo.
Ou seja, se observamos que a criança apresenta algum atraso e procuramos ajuda de um profissional especializado para avaliação, estamos dando o primeiro passo para a identificação precoce de possíveis dificuldades e iniciando as intervenções na melhor fase.
Os primeiros anos de vida são importantes para as intervenções porque o cérebro das crianças está se desenvolvendo rapidamente e é mais sensível e receptivo para as experiências de estimulação em diferentes áreas.
A Intervenção Precoce consiste em olhar cuidadosamente para o desenvolvimento da criança a fim de identificar possíveis atrasos e intervir para estimular as habilidades que são esperadas para aquela idade, mas que por diferentes motivos, sejam eles cognitivos, neurológicos ou emocionais, ainda não estão fortalecidos.
A Intervenção Precoce é realizada por profissionais especializados na infância de diferentes áreas, como por exemplo, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, a depender da necessidade de cada criança. Este acompanhamento pode ser iniciado desde o nascimento até a idade escolar.
Fique atento aos sinais de alterações no desenvolvimento do seu filho!

Sou a Camila Bhering (CRP 06/134394) , graduada em Psicologia (Universidade Anhembi Morumbi - UAM), certificada em Neurociências (PUC-RS) e especializanda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Possuo certificação de facilitadora no programa Circle of Security - Parenting Training (Circle of Security International USA).
Atuei em serviços de saúde, educação e assistência social com foco na infância.
Atuo há mais de 9 anos com atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades emocionais, desafios no desenvolvimento, autismo e orientação familiar. .
Acredito que um atendimento psicoterapêutico para crianças e adolescentes só é efetivo quando conseguimos ultrapassar as barreiras do consultório e atuar de maneira integral envolvendo todo o ambiente no qual a criança ou adolescente está inserido, como por exemplo a escola e seu contexto familiar. Em todo atendimento devemos considerar os aspectos relacionais, emocionais, motivacionais e cognitivos, respeitando a individualidade de cada criança/adolescente e sua família.
Camila Bhering Assunção CRP 06/134394
Comments